- Área: 256 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:David Lauer
-
Fabricantes: Flatiron Steel, Loewen, Wittus
Descrição dos arquitetos. Essa residência, desenhada para um família de quatro pessoas, localiza-se no alto de uma colina em um cânion rochoso a 8 km da cidade de Boulder. Uma pequena cabana, rodeada por um denso bosque de pinos e abetos, ocupava o terreno antigamente até que, em 2010, o incêndio no Four Mile Canyon devastou esta propriedade, queimando a cabana e 4,5 hectares de árvores centenárias. Quando restava somente cinza, os únicos elementos que podiam ser vistos eram os afloramentos de granito, grandes inclinações e vistas expansivas recém reveladas. O terreno estéril aparecia misteriosamente na paisagem sem árvores.
Redescobrir a linguagem arquitetônica desta época - particularmente do patrimônio mineiro e agrícola da região - proporcionou a inspiração necessária para o desenho. Enquanto a forma da cobertura de duas águas da residência e os materiais rústicos remetem a linguagem vernácula da área, o desenho procura estabelecer um padrão próprio e reflexivo do seu contexto atual e localização geográfica.
A forma escalonada da casa proporciona um contrapeso às características rugosas do local. Um prominente afloramento de granito estabelece os dados e vincula o lar à paisagem através de uma passarela de aço. A estrutura é inserida na ladeira adjacente permitindo um visual em cascata abaixo dos contornos naturais do terreno.
Dois volumes lineares - um que contem o espaço familiar e o outro que contem os dormitórios - são posicionados um sobre o outro e giram para otimizar o acesso solar e capturar diferentes vistas desde cada habitação. As formas em balanço criam espaços sombreados e protegidos ou cheios de luz solar.
As vigas expostas (feitas com material 85% reciclado), o revestimento de aço oxidado e as portas de celeiro de tamanho industrial conectam visualmente a residência com as raízes rurais da comunidade mas servem, principalmente, para criar uma estrutura resistente ao fogo e sem manutenção.
Uma matriz fotovoltaica de 3.5 kW, combinada com eletrodomésticos de alta eficiência e iluminação LED, produz uma fatura elétrica mensal de, em média, 9 dólares.
Isolamento de espuma de células fechadas e abertas, janelas de painel duplo ou triplo e persianas retráteis na porta são estratégias que mantem a casa fresca no verão e quente no inverno. A calefação é fornecida através de uma caldeira com 96% de eficiência, tubulação de piso radiante hidráulico e fogão à lenha. O plano aberto com poucas paredes, permite que a luz do dia ilumine o espaço e as brisas sejam filtradas naturalmente através de todos os cantos da residência.